Sebastião Heber lança 3ª edição do livro A Festa da Boa Morte e o Ícone Ortodoxo da Dormição de Maria .

terça-feira, 23 de março de 2010


     Nosso Professor de Filosofia, Sebastião Heber, relança o livro A Festa da Boa Morte e o Ícone Ortodoxo da Dormição de Maria .

Em Portugal, de onde vem toda a tradição e devoção católica, chamava-se essa crença de Boa Morte, e tomou forma de irmandade, como por exemplo, a do Rosário dos Pretos e a Do Martírio. Aqui na Bahia, essa devoção foi acolhida com entusiasmo e identificação, sobretudo pelos negros. Na Barroquinha havia a famosa Irmandade da Boa Morte, de onde migrou a de Cachoeira”, explica o professor que também é padre.

Na primeira edição do livro (2002), o autor buscou as origens da jovem e secular irmandade, louvando a mãe de Jesus, a Senhora da Boa Morte, conhecida como a Rainha da Glória. Na segunda edição (2005), foi mostrado que essa festa já foi celebrada em muitas cidades do recôncavo baiano, como em Feira de Santana.

“Nesta terceira edição, acrescentamos um novo dado, baseado em uma interpretação teológica, com a alternativa da Dormição, termo usado pelos cristãos do oriente médio para designar a Boa Morte, isto é, a crença na elevação de Maria aos céus”, complementa o autor.

Trechos retirados de: UNEB - Notícias - Corpo e Alma
        Infelizmente a greve veio, e acabou por atrapalhar nossa oportunidade de conhecer a festa da Boa Morte. Eu estive em cachoeira nos tempos de colégio para conhecer a cidade e a cidade preserva esse ar de mistério e crença. Uma cidade muito bonita, que é possível enxergar nossos antepassados. Não sei vocês, mas cachoeira preserva uma autenticidade que o pelourinho que conheço, deixou escapar. De qualquer maneira não foi o ultimo ano , graças a Deus, ainda podemos ver ao vivo ou através das palavras do Prof. Sebastião Heber.

             Site br.olhares

0 comentários:

Postar um comentário

 
Fisioterapia UNEB 2009 | by TNB ©2010