Fibromialgia

segunda-feira, 5 de abril de 2010


É uma síndrome crônica e não inflamatória que apresenta pontos dolorosos (tender points) em regiões específicas do corpo (Foto ao lado). Estudos de duplo cego com controle de placebo procuram entender a importância do Sistema Nervoso Central (SNVC) e dos estímulos periféricos para a compreensão da neuralgia. Dentre os afetados pela Fibromialgia (FM) 80% são mulheres e estão entre os 40 a 60 anos.

Os pacientes apresentam dor músculo esquelética difusa, redução da amplitude de movimento (ADM), e podem estar associado sintomas como: fadiga, distúrbio do sono, rigidez matinal.

Não há evidencias de que possa ser transmissível, ou genética por não apresentar prevalência em familiares. O estresse e a personalidade perfeccionista estão ligados a FM. A redução de neurotransmissores, como a serotonina, aumenta a sensação dolorosa e pode estar relacionado com a redução do fluxo sanguíneo presente na FM, por isso, drogas antidepressivas e condicionamento físico são utilizadas para aumentar o número de neurotransmissores e causar efeito analgésico no SNVC.

A fibromialgia constitui uma síndrome ainda não totalmente entendida, e, portanto, seu tratamento permanece empírico.
Alambert, PA; Martinez. Fibromialgia - Artigo de Revisão. Revista médica Ana Costa- vol.8, nº2 – Abril/ Junho 2003.P.40- 44.

O Tratamento com Fisioterapia:

Sem dúvida a fisioterapia é uma necessidade no tratamento da fibromialgia, e a variedade de técnicas como a massoterapia, Quiropraxia, Osteopatia, Acupuntura e Hidroterapia são exemplos de um universo maior que atua no tratamento da FM.

A massoterapia se revela um aliado importante por trazer técnicas de relaxamento muscular, aumento da circulação e oxigenação. Outro ponto positivo é a opção de fazer o tratamento continuado, ensinando o paciente a fazer a auto-massagem ou ensinando uma pessoa próxima ao paciente, para que essa pessoa aplique a massagem.

Um estudo piloto indica uma melhora da dor dos pacientes com FM, através do tratamento com Watsu:
 

A ação da Acupuntura nos quadros de dores crônica pode promover a redução dos sintomas álgicos e dolorosos alcançando em restabelecimento mais precoce e assim o breve retorno às atividades; a noção de ação integrada do Sistema Nervoso Central, ampliada com o conhecimento da interação das diversas vias aferentes explica a ação hipoalgésica da Acupuntura.

Trabalho realizado por: Marcos Milen Albuquerque

Projeto de pesquisa apresentado à Universidade José Alzira Vellano Trabalho

0 comentários:

Postar um comentário

 
Fisioterapia UNEB 2009 | by TNB ©2010